Tabela Fipe: além de compra e venda

Saiba como a Tabela Fipe também pode ser útil para o seu planejamento financeiro pessoal.

 

Não se engane pensando que a Tabela Fipe só pode ser utilizada na compra e venda de veículos. Existem várias situações em que ela pode ser útil para o seu planejamento financeiro pessoal.

IPVA – Nada mais é que o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, pago todo ano. E esse valor varia de acordo com o modelo e o ano de fabricação do veículo. Para ser justo com a determinação dos valores, o governo utiliza a Tabela Fipe como base, cobrando um percentual do valor de tabela do veículo. A grande vantagem é que você pode se programar todo ano e até mesmo ter uma noção de quais serão os custos desse imposto ao longo do tempo.

SEGURO – Da mesma forma que no IPVA, o seguro automotivo também é calculado com base na Fipe, além de considerar também aspectos como grau de risco e características dos condutores do veículo. A grande influência da tabela será na cobertura do seguro. Por exemplo, ao pagar o sinistro, a seguradora irá cobrir x% do valor de tabela do carro, de acordo com o que ficar estabelecido.

DEPRECIAÇÃO – Assim que o carro sai da concessionária ele já sofre uma depreciação, que sucede nos anos seguintes de acordo com as oscilações do mercado. Consultando a Tabela Fipe, é possível entender como o mercado está se comportando em relação ao modelo do seu carro, permitindo descobrir se está na hora de vender o veículo.

E para lucrar mais na hora de vender?

Como a Tabela Fipe é apenas um parâmetro médio de preços de mercado, esse nunca deve ser o valor fixo do seu carro. É preciso levar em conta fatores que possam aumentar ou abaixar o valor, como acessórios, estado de conservação, peças originais, batidas e riscos, etc. Ter documentos que comprovem as manutenções preventivas e corretivas também ajuda a valorizar o carro no negócio. Vale lembrar que o cuidado com o carro durante o uso é muito importante, mas também faça uma boa limpeza e reparos necessários.

Entenda como extrair o máximo e usar o Fipe a seu favor