Os 5 mitos que sempre te contam sobre carros

Não pode isso pra cá, não pode aquilo pra lá. Descubra os principais mitos sobre carros que muita gente ainda acredita.

Fala sério, quantas dicas sobre carros você já recebeu durante a vida? Ou até mesmo, tudo aquilo que viu seus pais e familiares fazendo. Hoje, vamos quebrar os principais mitos que as pessoas costumam pregar por aí.

X- Descer o carro na banguela economiza combustível.

Tem gente que ainda acredita que descer o carro na banguela (ponto morto nas descidas), não faz diferença na economia de combustível. Hoje, a maioria dos carros possui injeção eletrônica. Ou seja, ele sabe quando é preciso injetar combustível e quando não. E mesmo em carros sem injeção eletrônica, é importante lembrar que apesar da economia de combustível, descer na banguela desliga a função freio do motor, diminuindo sua segurança.

X- Mistura de combustível melhora o desempenho nos carros flex.

O próprio nome já diz: flex. Isso quer dizer que o carro foi preparado para render com os dois combustíveis. Não precisa fazer contas para manter proporções. A única conta que vale é do preço, o etanol só vale se estiver 70% abaixo da gasolina. E não, o motor não vicia em um combustível ou outro, é liberado trocar quando você quiser.

X- Vidros abertos na estrada traz mais economia.

Todo mundo sabe que o uso do ar-condicionado pode aumentar em até 20% o consumo de combustível. No entanto, na estrada, muitos acreditam que trafegar com os vidros abertos é mais econômico. Acontece que por questões de aerodinâmica, ao atingir os 80 km/h, o carro acaba tendo um esforço maior pra rodar, consumindo mais. Então, nessa velocidade, entre vidros abertos e ar-condicionado, o ar é o mais econômico.

X- Ligar o ar-condicionado gasta o gás do sistema.

Se você é daqueles que deixa de ligar o ar pra não gastar o gás, achando que está prologando a vida útil, pode esquecer isso. O gás não gasta, não precisa ser trocado e se tudo estiver certo ele pode durar a vida útil do veículo toda – é o mesmo raciocínio do gás da geladeira. Você só terá que colocar gás se acontecer algum problema que cause seu vazamento. Por isso a manutenção do ar-condicionado do carro é tão importante. Além disso, deixar o ar sem utilização por muito tempo pode ressecar as mangueiras e causar os temidos vazamentos de gás.

X- Atravessar lombadas na diagonal é melhor.

Realmente dá a impressão que o impacto na diagonal será mais brando. Mas não é o mais indicado, já que a suspensão do carro é preparada para isso e as lombadas são regulamentados pelo Contran pra ter altura de no máximo 10 cm. Atravessar vez ou outra na diagonal pode até não causar problemas, mas se você fizer isso sempre acabará danificando a suspensão, pois ao passar na diagonal, você literalmente “torce” o carro. Assim, o indicado é reduzir a velocidade e atravessar com o carro reto. Não quer arriscar raspar a parte de baixo? Troque o caminho.

É isso, antes de sair por aí fazendo tudo o que te dizem, procure saber mais sobre o assunto, muitas vezes uma simples pesquisa pode solucionar a sua dúvida.

Entenda como extrair o máximo e usar o Fipe a seu favor