Veja como a manutenção em dia pode fazer seu carro valer mais

Dizem que carro é que nem filho. Essa é a mais pura verdade. Todo cuidado é pouco para fazer bom uso dele e também ganhar mais ($$) em futura venda.

Ah, a manutenção. Para uns dá até medo, outros já estão bem cientes da sua importância. Hoje vamos falar sobre o quanto ter esse cuidado é importante para o futuro do seu carro. Ou seja, no quanto cuidar bem do seu carro poderá te ajudar a lucrar mais na hora da venda.

1- Pintura

Esse o cartão de apresentação do carro. Não importa o ano, se o carro está com a pintura desgastada e feia, ele é desvalorizado e você perderá um bom dinheiro.

Não tem muito segredo, pra manter a pintura em dia, as principais dicas são:

  • enxaguar bem e não deixar o sabão secar na lataria;
  • não deixar o carro muitas horas no sol, pois isso “queima” a pintura;
  • escolha bem o lugar de estacionar, evitando pessoas mal intencionadas que possam riscar o carro;
  • use capas apenas em veículos que ficam muito tempo parados, o ato de tirar e colocar a capa protege o carro mas também risca;
  • faça limpezas profissionais periodicamente, em média uma vez por mês;
  • trate as danificações sempre, deixar pra depois pode deixar o problema ainda maior.

2- Lataria

Da mesma forma que pintura, a lataria é um dos primeiros itens que o comprador irá observar, seja em busca de amassados ou batidas. Aqui, vale a prevenção sempre! E no caso de acidentes, faça o reparo o mais rápido possível e com profissionais qualificados e criteriosos.

3- Estofamento e Carpete

Ninguém gostará de comprar um carro com o estofamento desgastado ou sujo. E aqui, o cuidado deve ser redobrado, já que é o item mais utilizado no veículo. As dicas básicas são muito simples de seguir:

  • mantenha a limpeza e higienização sempre em dia, é importante limpar ao menos com aspirador de pó ao menos uma vez na semana.
  • lembre-se que bancos de tecido e de couro tem especificações diferentes. No tecido, o cuidado com umidade deve ser priorizado e no couro, a atenção com os produtos usados na limpeza é primordial;
  • as costuras também devem ser observadas, pois enfraquecem com o tempo e devem ser reforçadas quando isso acontecer.

4- Mecânica

Aqui estão os cuidados mais complexos, mas também os que mais ajudam a economizar dinheiro, seja enquanto estiver com o carro ou quando for vender. Vamos ao checklist?

  • água do radiador – NUNCA abra com o carro quente e mantenha sempre o nível indicado, esse item é essencial para o funcionamento do carro.
  • óleo – ele garante o bom funcionamento do motor, com menos atrito e por isso precisa ser trocado de tempos em tempos. Nesse caso, é sempre recomendado seguir o manual do carro, pois varia de modelo para modelo.
  • combustível – procure sempre postos de confiança. A gente sabe que a gasolina está cada vez mais cara, mas combustível de má qualidade danifica seu carro. Cuidado!
  • pneus – calibre de 15 em 15 dias no mínimo. Além do risco de acidentes, pneus desregulados podem gastar mais combustível.

5- Revisões Periódicas

Seja 0km, seminovo ou usado, fazer uma revisão completa é importantíssimo. Cada carro tem a sua indicação e é sempre mais confiável ir até a concessionária da fabricante, mas se optar por não, tenha a certeza que está lidando com uma oficina de confiança.

É isso mesmo, carro é que nem criança, todo cuidado é pouco. Fique sempre atento aos sinais e sempre que puder, dê aquela revisada no manual do proprietário (se comprar carro usado, exija esse documento).

Entenda como extrair o máximo e usar o Fipe a seu favor