Ainda não entende de Tabela Fipe?

Um resumo de Tabela Fipe para iniciantes em venda e compra de carros.

“Pagamos Tabela Fipe.” Fipe? Oi? O termo é comum pra quem já vendeu ou comprou um caso usado ao menos uma vez na vida, mas desconhecidos para novos motoristas. Para quem não sabe, preparamos um esquema bem simples de entender do que se trata.

O QUE É

Fipe: é a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, que elabora índices e tabelas de preços médios, com base em índices econômicos e pesquisas.

Tabela Fipe: traz justamente os preços médios de veículos, considerando o mercado nacional. Hoje, é praticamente impossível negociar um veículo seminovo ou usado sem essa tabela como parâmetro.

COMO FUNCIONA

A Tabela Fipe é atualizada todos os meses em R$ (reais) e apura os preços de acordo com o seguinte esquema:

– Carros e utilitários: ano/modelo a partir de 1985

– Caminhões e micro-ônibus: ano/modelo a partir de 1981

– Motos, triciclos e quadriciclos: ano/modelo a partir de 1990

COMO O CÁLCULO É FEITO

Basicamente, a Fipe considera os preços anunciados por vendedores em todo o Brasil. A partir disso, calcula a média desconsiderando valores muito altos ou muito baixos, desconsidera veículos de vendas especiais (como revenda, frotistas, governo, blindados, personalizados, etc.).

Vale lembrar que para carros 0 km, é considerado o preço médio dentro de uma versão com opcionais básico, intermediário e completo. Já para seminovos, são apurados os preços de um mesmo veículo ofertado. Sendo assim, na negociação do seminovo, a queda ou aumento do valor do carro também será influenciada pelo estado de conservação e acessórios do carro.

Por fim, a Tabela Fipe é apenas uma base para que lojas e proprietários negociarem. Seja em uma loja/concessionária ou em uma compra particular, vale sempre uma consulta.

Entenda como extrair o máximo e usar o Fipe a seu favor