Cuidados com golpes na compra de veículos online

A aplicação de golpes em plataformas de compra e venda de carros pela internet tornaram-se cada vez mais comuns, veja como se proteger!  Comprar pela internet é uma boa alternativa para milhares de pessoas que não abrem mão de ter a praticidade e rapidez que o e-commerce possibilita. São diversas opções de sites e plataformas […]

A aplicação de golpes em plataformas de compra e venda de carros pela internet tornaram-se cada vez mais comuns, veja como se proteger! 

Comprar pela internet é uma boa alternativa para milhares de pessoas que não abrem mão de ter a praticidade e rapidez que o e-commerce possibilita. São diversas opções de sites e plataformas de compra e venda que permite que o usuário anuncie ou compre o que deseja, como por exemplo, Facebook Marketplace, OLX, Mercado Livre, entre outros. 

Infelizmente a aplicação de golpes na comercialização de veículos online vem crescendo na medida em que a procura também aumenta. Recentemente, a venda de automóveis usados registrou um aumento de 23,6%, superando o período pré-pandemia. Sendo assim, estelionatários estão se aproveitando desse cenário para a aplicação de golpes e armadilhas. 

No artigo a seguir, listamos quais são os golpes automotivos aplicados mais comuns e como se prevenir deles. 

1 – Loja fantasma

Os criminosos usam fotos de fachadas de concessionárias, mudam nome e telefone. Quando o comprador interessado entra em contato, eles pedem um “sinal” ou pagamento integral para conta de terceiros. Assim que o comprador vai até a loja, percebe que foi enganado. 

Como se proteger: 

Pesquise sobre a concessionária, se possível, utilize o Google Maps para se certificar que o número e endereço realmente existem. E por último, nunca efetue pagamentos na conta de terceiros. 

2 – Invasão de aplicativo de mensagem

Assim que o vendedor real anuncia o carro e seu número de telefone, o criminoso invade o celular do anunciante e começa a acompanhar o processo de negociação. Quando a compra está quase fechada, é aí que o golpista entra em ação, assumindo o controle da conversa e passando informações falsas de pagamento. 

Como se proteger: 

Desconfie se o vendedor começar a parecer mais apressado e certifique-se de que os dados de titularidade não pertencem a terceiros. 

3 – Golpe da “OLX”

Estelionatários entram em contato com vendedores de anúncios verídicos pedindo informações, fotos e detalhes do veículo convencendo-os de que realmente fecharam negócio. Quando o vendedor retira o anúncio do site, o golpista anuncia o carro com o valor abaixo da média, e a vítima é aquela que se interessa e realiza o pagamento do veículo para a conta do golpista. 

Como se proteger: 

Desconfie de valores abaixo da média, e confira se as informações de pagamento de titularidade pertencem a mesma pessoa que consta na documentação do carro. 

4 – Intermediário

Nesse golpe, os criminosos se utilizam de anúncios reais de terceiros para a realização da negociação do veículo que está sendo vendido, recebendo o pagamento do comprador. 

Como se proteger: 

Não faça negociações com terceiros, o ideal é falar diretamente com o vendedor. Não acredite em conversas onde o terceiro diz que está fazendo negócio para o familiar ou amigo que está em dívidas.

É preciso ter cuidado e cautela antes de realizar qualquer compra pela internet, sempre desconfie e nunca acredite em promessas suspeitas. 

Aqui na Particulares.com.br você tem a garantia de compra segura e conta com vendedores altamente qualificados para te auxiliar em todas as etapas da compra, além de preços e condições acessíveis. Entre em contato conosco e realize o sonho de comprar o carro que sempre quis

Entenda como extrair o máximo e usar o Fipe a seu favor