Checklist para comprar um seminovo

Na hora de comprar um seminovo é preciso cuidado para não adquirir um problema. Confira nosso checklist e verifique alguns detalhes no veículo para saber se o investimento vale a pena.

Durante a crise do último ano a procura pelos seminovos aumentou, foi um estouro de vendas e se tornou o queridinho dos compradores. Especialistas afirmam que na ponta do lápis é a opção que mais compensa.
Mas é preciso tomar cuidado para não adquirir um problema. Existem muitas opções de seminovos no mercado, por isso é bom verificar alguns detalhes importantes para conferir se realmente vale a pena.

>> Saiba a diferença de um carro novo, seminovo ou usado

Fique atento ao checklist de vistorias que você mesmo pode fazer para lhe ajudar na hora da compra ?

1. ESTADO DE CONSERVAÇÃO DO CARRO
Olhe o estado geral do carro: estética, limpeza, pintura e acessórios em geral. Confira se não há componentes que já foram substituídos, confira se a parte elétrica está funcionando. A parte interna também é importante, portanto repare no estado de conservação dos bancos, tapetes e acabamentos.

2. MOTOR
Ligue o carro e fique atento a ruídos no motor. Barulhos podem ser indicadores de problemas. Verifique as juntas do cabeçote e a viscosidade o óleo. Mesmo que o carro pareça impecável, o motor pode esconder alguns vazamentos que comprometem sua vida útil.

3. PNEUS
Verifique se não estão muito gastos. Se apresentarem um desgaste irregular, significa que você terá uma despesa extra com novos pneus, alinhamento e balanceamento. Não se esqueça também de verificar o estepe.

4. DOCUMENTAÇÃO
Talvez seja uma das partes mais importantes. É preciso saber se o veículo tem alguma irregularidade ou já foi batido. É possível fazer uma pesquisa rápida sobre a documentação do veículo no site www.ipva.fazenda.sp.gov.br lá você pode ver se o IPVA está pago, se o veículo tem dívida ativa, foi licenciado e tem multas.

Ficou na dúvida ou não sentiu confiança? Peça para levar o carro a um mecânico que você conheça.

Outras dicas antes de comprar:
Conheça bem qual a sua necessidade
Peça descontos e garantias extras
Experimente o carro

Entenda como extrair o máximo e usar o Fipe a seu favor